Seja bem-vindo ao Cristão Capixaba!

Reflexões acerca do mundo cristão.

terça-feira, 21 de maio de 2013

O CÉU NÃO DEIXOU DE EXISTIR!

     Numa madrugada dessas me levantei para ler a Bíblia e foleando as páginas para chegar ao texto que pretendia meditar, acabei por encontrar o esboço de uma pregação que pela graça de Deus eu havia feito em minha igreja há um bom tempo.

     O referido esboço estava "guardado" na capa de proteção interna de minha Bíblia. Quis ver o conteúdo e para minha surpresa eu já tinha até me esquecido daquela mensagem. A síntese temática discorria sobre o céu e naquelas primeiras horas do dia pude me deleitar com duas refeições espirituais deliciosas; a primeira o texto para minha meditação que estava no livro de Gênesis e a segunda as "palavras esquecidas" (refiro-me ao esboço) que fizeram minha alma se regozijar.

     Em dias trabalhosos, nosso tempo escasso é consumido por compromissos e afazeres e o céu parece mesmo estar esquecido e fechado dentro das páginas da Bíblia. A falta de prioridade pelas coisas do reino de Deus (Mt 6.33) afetam a visão espiritual e a ligação com o celestial de Cristo.

     Nesses dias de busca frenética por riquezas e pelo real (R$) nosso de cada dia; o céu prometido por Jesus aos seus seguidores parece mesmo ser irreal. A leitura de Apocalipse 21 descrevendo a grandiosa visão da nova Jerusalém desfigura-se numa mente ocupada com as coisas terrenas - que pena!

   Mesmo assim o céu não deixou de existir! Melhor ainda: Cristo o preparou pra nós!

     Vou aproveitar o momento e compartilhar com vocês a pequena porção do sermão do citado esboço, pregado num domingo a noite. Naquela ocasião nossa esperança foi revitalizada quanto ao céu dos santos do Senhor. Que você também seja alegrado pelo Espírito Santo - seu nome está registrado na glória!

O CÉU EXISTE E ESTÁ PREPARO PARA OS SALVOS
(Hebreus 11.13-16)

INTRODUÇÃO (03 céus: atmosférico / sideral / céu dos céus)
Uma forma de vislumbrarmos o céu onde Deus habita é entrevê-lo como uma cidade gloriosa e perfeita. O N.T. trouxe também revelações mais claras e detalhadas sobre a morada eterna de todos aqueles que servirão ao Senhor Jesus Cristo até o fim. As Escrituras mostram o céu como um lugar real apresentado como uma grande cidade que tem portões, muro, avenida principal, fonte de água, árvore da vida, iluminação, moradia e habitantes. Por se tratar do lugar onde Deus está tudo neste ambiente é harmonioso e perfeito.

CONSIDERAÇÕES
  • Uma cidade cujo construtor é Deus – Hb 11.10.
  • Uma cidade que é mãe dos filhos da promessa - Gl 4.26.
  • Uma cidade que está nos céus de onde Jesus virá - Fp 3.20.
  • Uma cidade permanente para os salvos que passaram por este mundo - Hb 13.14.
 O ENSINO DE JESUS SOBRE O CÉU
  • O CÉU NÃO É UMA UTOPIA É UM LUGAR – EXISTE! Jesus descreveu em João 14.1-3, o céu como um LUGAR (lugar no grego é “topos” que significa uma cidade habitada, um lugar habitado) com muitas moradas;
 ·          O CÉU NÃO É UM ESTADO DE ESPÍRITO É A HABITAÇÃO PREPARADA POR JESUS PARA OS SALVOS. Jesus também disse que haveria de nos PREPARAR lugar (preparar no grego é “hetoimazo” que é tornar pronto, deixar tudo pronto; de forma metafórica esta passagem também significa que o Senhor Jesus foi adiante de nós ao calvário preparando o nosso acesso ao céu). Cristo Jesus é o caminho para Deus e para o céu (João 14.6).

  • O CÉU NÃO É UMA INVENÇÃO RELIGIOSA É A CASA ETERNA DOS SANTOS. Jesus garantiu que voltaria para nos levar ao céu. Isso se dará em nossa experiência através da vinda do Senhor Jesus para sua Igreja; quando os mortos em Cristo serão ressuscitados e os vivos transformados pelo poder de Jesus e ambos encontrarão glorificados, o Salvador nos ares – 1 Ts 4.13-18.
 EM APOCALIPSE O CÉU É DESCRITO COMO O LUGAR DA PERFEIÇÃO

  1. O céu é um lugar de comunhão perfeita. Deus habitará com os homens – Ap 21.3
  2. O céu é um lugar de consolo perfeito: Nossas lágrimas serão enxugadas – Ap 21.4a
  3. O céu é um lugar de alívio perfeito: não haverá mais morte, tristeza, choro e dor – Ap 21.4b.
  4. O céu é um lugar de recomeço perfeito: as primeiras coisas já terão passado – Ap 21.4c.
  5. O céu é um lugar de renovação perfeita – Cristo fará novas todas às coisas - Ap 21.5.
  6. O céu é um lugar de glória perfeita - por causa da glória de Deus – Ap 21.11, 18-21.
  7. O céu é um lugar de riqueza perfeita - como uma jóia, pedras preciosas, ouro puro – Ap 21.11b.
  8. O céu é um lugar de segurança perfeita – um grande muro – Ap 21.12a.
  9. O céu é um lugar de resultados perfeitos - dos quatro cantos da terra virão salvos – Ap 21.13.
  10. O céu é um lugar de dimensões perfeitas – comprimento, largura e altura são iguais – Ap 21.16.
  11. O céu é um lugar de adoração perfeita – Não há templo; comunhão direta – Ap 21.22.
  12. O céu é um lugar de iluminação perfeita – a luz é Deus e a candeia o Cordeiro – Ap 21.23.
  13. O céu é um lugar de pureza perfeita – Não há impureza ou contaminação - Ap 21.27.
 CONCLUSÃO
Jesus é o único caminho para o céu. Para entrar lá é preciso aceitar o sacrifício purificador de Cristo, receber seu perdão e justiça – Ap 22.14.  

Nenhum comentário: