Seja bem-vindo ao Cristão Capixaba!

Reflexões acerca do mundo cristão.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O PANORAMA HISTÓRICO DO CARNAVAL


INTRODUÇÃO

Os dados históricos aqui apresentados não têm objetivo de fazer apologia ao carnaval – pelo contrário a Palavra de Deus repudia esta prática e todo bom cristão não se confraterniza com esta celebração da carne. O conteúdo apresentado é de caráter informativo e para base de conhecimento apenas.



A ORIGEM DO TERMO

Assim como a origem do carnaval, as raízes do termo também têm se constituído em objeto de discussão. Para uns, o vocábulo advém da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações. Apesar de ser foneticamente aceitável, a expressão é refutada por diversos pesquisadores, sob a alegação de que esta não possui fundamento histórico. Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale!" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma. Provavelmente vem também daí a denominação "Dias Gordos", onde a ordem é transgredida e os abusos tolerados, em contraposição ao jejum e à abstenção total do período vindouro (Dias Magros da Quaresma).


A HISTÓRIA DO CARNAVAL

A exata origem do Carnaval é desconhecida. Segundo definição genérica, o carnaval é uma festa popular coletiva, que foi transmitida oralmente através dos séculos, como herança das festas pagãs realizadas a 17 de dezembro (Saturnais - em honra a deus Saturno na mitologia grega.) e 15 de fevereiro (Lupercais - em honra a Deus Pã, na Roma Antiga.). Na verdade, não se sabe ao certo qual a origem do carnaval, assim como a origem do nome, que continua sendo polêmica.

Alguns estudiosos afirmam que a comemoração do carnaval tem suas raízes em alguma festa primitiva, de caráter orgíaco, realizada em honra do ressurgimento da primavera. De fato, em certos rituais agrários da Antigüidade, 10 mil anos A.C., homens e mulheres pintavam seus rostos e corpos, deixando-se enlevar pela dança, pela festa e pela embriaguez.

Outros autores acreditam que o carnaval tenha se iniciado nas alegres festas do Egito. É bem verdade que os egípcios festejavam o culto a Ísis há 2000 anos A.C.

Em Roma, realizavam-se danças em homenagem a Deus Pã (as chamadas Lupercais) e a Baco (ou Dionísio para os gregos). Rituais Dionisíacos ou Bacanais.


A IGREJA CATÓLICA E SUA TOLERÂNCIA QUANTO AO CARNAVAL

Com o advento do cristianismo, a Igreja Católica começou a combater essas manifestações pagãs, sacralizando algumas, como o Natal e o Dia de Todos os Santos. Entre todas, o Carnaval foi uma das poucas a manter suas origens profanas, mas se restringiu aos dias que antecedem o início da Quaresma e ganhou colorido local. Na França medieval, era celebrado com grandes bebedeiras coletivas. Na Gália, tantos foram os excessos que Roma o proibiu por muito tempo. O papa Paulo II, no século XV, foi um dos mais tolerantes, permitindo que se realizassem comemorações na Via Ápia, rua próxima ao seu palácio. Já no carnaval romano, viam-se corridas de cavalo, desfiles de carros alegóricos, brigas de confetes, corridas de corcundas, lançamentos de ovos e outros divertimentos.

Entretanto, se o Catolicismo não adotou o carnaval, suportou-o com certa tolerância, já que a fixação do período momesco gira em torno de datas predeterminadas pela própria igreja. Tudo indica que foi nesse período que se deu a anexação ao calendário religioso, pois o carnaval antecede a Quaresma. É uma festa de características pagãs que termina em penitência, na dor de quarta-feira de Cinzas.

O baile de máscaras, introduzido pelo papa Paulo II, adquiriu força nos séculos XV e XVI. Eram sucesso na Corte de Carlos VI. Ironicamente, esse rei foi assassinado numa dessas festas fantasiado de urso. As máscaras também eram confeccionadas para as festas religiosas como a Epifania (Dia de Reis). Em Veneza e Florença, no século XVIII, as damas elegantes da nobreza utilizavam-na como instrumento de sedução.


O CARNAVAL ALCANÇA O MUNDO

Na França, o carnaval resistiu até mesmo à Revolução Francesa e voltou a renascer com vigor na época do Romantismo, entre 1830 e 1850. Manifestação artística onde prevalecia a ordem e a elegância, com seus bailes e desfiles alegóricos, o carnaval europeu iria desaparecer aos poucos na Europa, em fins do século XIX e começo do século XX.

Há que se registrar, entretanto, que as tradições momescas ainda mantêm-se vivas em algumas cidades européias, como Nice, Veneza e Munique.

Em outros países da Europa, as comemorações eram animadas por canções que ironizavam os governantes locais. Em cidades italianas como Nápoles, as pessoas acompanhavam grandes cortejos dançando e bebendo. Em Portugal – de onde veio para o Brasil – o Carnaval era sinônimo de Entrudo.


CONCLUSÃO

Neste primeiro comentário sob o panorama histórico do carnaval, percebemos que a Igreja Católica Romana também tem uma parcela de culpa quanto à realização atual do carnaval.

Se a igreja referida usasse sua ligação com o estado (a partir de Constantino 313 A.D) e tivesse se valido de sua influência política, com certeza o carnaval e todo o seu arcabouço reprovável teriam sido destruídos, livrando assim as gerações futuras dos terríveis efeitos desta festa pagã.

Além de omissão, houve também tolerância e simpatia por parte do papado à esta festa profana. Parece-nos que no século 16 a Igreja Católica através do papa Paulo II mais uma vez tentou retocar uma festa pagã com roupas cristianizadas.

Sem mais delongas, o pano de fundo histórico do carnaval revela que a comemoração mais que milenar é de origem pagã, por isso profana; é também idólatra, por isso imprópria para a nossa geração, que na atualidade elegeram para cultuar outros “deuses”; agora de carne e osso, com pouca roupa, muito axé e toda sorte de batucada.




Um comentário:

Debora Zibordi disse...

Silvio, parabéns pelo blog.

Precisamos orar pelo nosso Brasil. Vemos muita gente passando necessidade e o povo gasta dinheiro para pular para o diabo! Meu Deus!

Que o Senhor possa nos levantar, a fim de que clamemos por nossa nação e anunciemos as verdades da Palavra que liberta.

Deus te abençoe, irmão.